quinta-feira, 25 de julho de 2013

O Brasil que sonha

Estamos experimentando uma experiência única atualmente. Qual o país tem a oportunidade de sediar a Copa do Mundo e as Olimpíadas, e de quebra receber o Papa um ano antes como "evento teste"? E que teste! Os ânimos ao redor do país parecem estar mais calmos do que antes. Já não vemos tantas bandeiras nacionais sobrepondo alguns rostos encapuzados, mascarados! Das duas uma: ou resolveram ser os atores da própria história e se desmascararam, ou estão pensando em algo maior, dentro de seus respectivos lares. A verdade é que é nítida , mais uma vez e infelizmente, a finalização de um embate tão necessário, em pizza! Aos que ainda acreditam que a reforma política vai pra frente do jeito que as coisas estão, uma dica: não acredite! Pensar em reforma política é a mesma coisa que pensar em autoregulação da mesada, que pensar que seu carro vai fazer mais km/l por estar pensando no seu bolso. Quem teve a ideia - e da onde ela foi tirada - de que reforma política se faz por políticos? Não é meio óbvio para vocês assim como é pra mim, que nada vai mudar? Que ninguém vai deixar de pegar o aviãozinho da FAB pra vagabundear com a família em outros campos, "só porque a gente acha um absurdo"? Pfff, quem é a gente pra achar alguma coisa nesse país, né?! Dos eventos e as notícias que realmente chamaram minha atenção essa semana, sem dúvida alguma a visita do Papa se faz presente como grande dádiva à nação. Para os que não acreditam, para os que isolam a fé de suas decisões cotidianas ou mesmo para os que não se sentem tocados com  a presença de Sua Santidade: deem mais atenção ao que o cara fala! "Que Deus abençoe a todos, quaisquer sejam as religiões, as crenças..." não é pra qualquer um falar! Disse e repito, venha para o Brasil pregar a união, a existência de um só Deus, a verdade sobre a mentira...e será benvindo! Esperamos que, para ele, esta visita seja tão abençoada quanto está sendo para nós. Viva o Papa Francisco!
Outra notícia que me chamou muita atenção foi o desaparecimento de Amarildo, morador da Rocinha que, segundo policiais da UPP local, foi abordado e detido para esclarecimentos "acidentalmente". A justiça do Rio expediu mandados de prisão contra 22 pessoas. Mandados que foram executados pelos próprios policiais da UPP da Rocinha no que é conhecida como "Operação Paz Armada". O Globo de hoje, em matéria brilhante, trouxe a público a informação de que a polícia do Rio alega ter se confundido ao deter Amarildo, por achar que ele era um suspeito chamado Guinho, que nem mandado de prisão tinha! Bola fora, eim Cabral! Torcemos pela rápida localização de Amarildo, para sossego de seus familiares e como prova de que, aliados à fé trazida e renovada pelo Papa, a esperança é a última que morre e a justiça tarda - e muuuito - mas não falha.
Encerrando com política pura: é de se pasmar a sobriedade com que o ex-presidente Lula defendeu essa semana a existência e permanência dos 39 ministério da PresidentE Dilma. Alegando que "quando o assunto é cortar ministério, ninguém pensa no da Justiça ou da Economia, é sempre o da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos" ele foi enfático e revelou seus "achismos" num cenário muito favorável à sua posição: dentro de um fórum latinoamericano para mulheres! Lula, desce! Enquanto isso, no reino dos absurdos, PSDB na pessoa de Aécio Neves está em lua de mel com o PSB de Eduardo Campos(Pernambuco). Isso porque, ambos os candidatos tiveram quase que a "visão da anunciação" de que a união faz a força e sozinho ninguém tem culhão de tirar a Dilma. Agora, com todo respeito: caro leitor, não lhe impressiona a falta de ética e coerência com a ideologia pessoal e partidária? Coligação ou apoio entre partidos, para mim, sempre foi lorota! Se você tem uma caneta azul e quer escrever diferente, faz sentido comprar outra caneta azul? O grande leque de partidos atuantes na democracia brasileira, deveria insinuar a ampla gama de visões opostas a respeito de um mesmo país, mas só faz manchar ainda mais a mesma visão que todos têm: país de política pobre com políticos ricos! Por hoje é só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário